Caixa de Pássaros – Josh Malerman

Ano: 2015
Páginas: 272
Idioma: Português
Editora: Intrínseca

NÃO ABRA OS OLHOS

Do que nós normalmente temos medo? Eu tenho medo de baratas, de escuro, de fantasmas. Mas e se você não soubesse como é o que te causa medo? Se você não pudesse abrir os olhos e ver o que tem lá fora e o único lugar teoricamente seguro fosse dentro de casa com as janelas totalmente cobertas?
Essa é a premissa em Caixa de Pássaros! A principio casos isolados de pessoas que mataram quem estava por perto e depois se mataram de maneiras terríveis, que foram se tornando frequentes. Teorias surgindo por todos os lados e a mais aceita diz que “o Problema”, como passa a ser chamado, começava ao olhar para algo, alguém ou alguma criatura (ninguém sabe ao certo) que está circulando por aí.


— Seja lá o que for — continua Tom —, nossas mentes não conseguem entender. Pelo que parece, as criaturas são como o infinito. Algo complexo demais para nossa cabeça. Sabe?”.

Com narração em terceira pessoa, Caixa de Pássaros acompanha a história de Malorie e se alterna entre passado e presente. No passado, quando “o Problema” começou, Malorie viva com sua irmã Shannon e acaba de descobrir que está grávida, solteira e cética quanto a situação. Sua opinião muda quando encontra sua irmã morta em casa, desesperada sai a procura de uma casa que viu num anuncio de jornal e que está abrigando quem precisa.
No presente, Malorie tem a difícil missão de descer 32km pelo rio com seus dois filhos, todos vendados, sendo  guiados apena pela audição bem treinada das crianças, que nunca viram nada além do interior da casa que os abrigava.
O autor consegue guiar o leitor de maneira incrível, alternando os tempos de maneira que, mesmo imaginando o que vai acontecer, você se surpreende com a forma como
acontece. O terror contido no livro é totalmente psicológico, pelo fato de acompanhar os personagens na tentativa de sobreviver à uma ameaça desconhecida e ainda lutando para manter a sanidade, com a escassez de comida e a divergência de opiniões.

"O HOMEM É A CRIATURA QUE ELE TEME.”

Enfim, um livro que trás muitas emoções e que divide opiniões, há quem ame e quem odeie. Eu sou dos que amam, fiquei maravilhada com a narrativa, com o desenvolver da história, com o final (mesmo faltando alguns esclarecimentos), uma obra que me deixou com uma tremenda ressaca literária. Não tenho palavras pra descrever como gostei. 

E você, já leu?  O que achou ?

Até mais <3


12 Comentários

  1. Eu estou com esse livro aqui, ainda não li, mas já me sinto atraído. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei um pouco pra ler, mas valeu muito a pena. Como disse, me deu uma ressaca bem grande! Volte mais vezes <3

      Excluir
  2. Respostas
    1. É muito bom mesmo! Ta na minha lista de favoritos 😍❤️

      Excluir
  3. Já está na lista ♥.
    Falta a grana pra comprá😢
    Super resenha👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! 💜
      A lista só cresce e a grana não né?! Kkkk

      Excluir
  4. Adorei sua resenha. Já li esse livro e posso dizer que sou daquelas que ama e o odeia ao mesmo tempo. Gostei da narrativa, a forma como foi desenvolvida a história. Esse negócio de não poder olhar me dava uma aflição, acho que o que me fez gostar, mas nem tanto assim foi o final. Me decepcionei, sabe, esperava mais ou que pelo tivéssemos resposta. Enfim, agora é só esperar pelo filme. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que teria filme! Agora quero muito haha. O final que te deixa "será que eu gostei ou não", porque ao mesmo tempo que você fica feliz por ela ainda assim espera uma continuação não é? <3

      Beijos

      Excluir
  5. OI, Kath
    A sua resenha ficou muito bacana. Eu ainda não li esse livro, pois eu confesso que qualquer livro que mexe com o psicológico me afeta mais que o normal. Acho que eu sou muito neurótica sabe! Eu acho a capa desse livro incrível e você tem razão quando diz que ele divide opiniões, tenho algumas amigas que gostaram e indicaram (inclusive tocaram o terror) e outras que falam que o livro não vale a pena. Mas vou ter que ler pra tirar minhas conclusões né.

    Beijão

    Mia

    https://miaestanteliteraria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, só lendo pra saber de que "lado" ficar não é? haha
      Você cria muitas expectativas pro final e isso frustra muita gente, quando ler diz o que acha.

      Beijos Mia, volte sempre! <3

      Excluir
  6. Adorei a resenha, já coloquei na lista <3

    Beijos,Tainá
    https://andreianascimentolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Depois me diz o que achou do livro! <3

      Beijos

      Excluir